sábado, 21 de abril de 2018

Câmara de Deputados do Chile aprova acordo de livre comércio com o Uruguai

       A Câmara de Deputados do Chile aprovou nesta semana um acordo de livre comércio com o Uruguai, proposto em Montevidéu, em outubro de 2016. O tratado, finalmente concretizado, contempla disposições em torno do intercâmbio comercial entre os dois países, medidas sanitárias e propriedade intelectual, entre outras matérias.
     A iniciativa visa a estabelecer uma zona de livre comércio entre o Chile e o Uruguai, em conformidade com o disposto no acordo geral sobre comércio de serviços e o Tratado de Montevidéu, de 1980. Em suas normas, abordam matérias relativas ao comércio de bens e eletrônicos, assim como a situação das pequenas e médias empresas, regulando aspectos sanitários e fitossanitários e as questões envolvendo a propriedade intelectual, trabalhistas, de meio ambiente e cooperação. 
        Segundo especifica o informe da Comissão de Relações Exteriores da Câmara chilena, o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou em 2015 US$ 348 milhões. Mas em 2016 ficou em apenas US$ 198 milhões. Os principais produtos importados do Uruguai são medicamentos, carne bovina e arroz. Não foram divulgados números referentes ao ano passado.
       As exportações chilenas para os uruguaios abrangem principalmente celulose e papel e outros itens industrializados. O Uruguai é hoje o segundo destino dos investimentos chilenos no exterior, envolvendo áreas como comércio, serviços portuários, informática, construção e hotelaria. (imagem do Porto de Montevidéu)


Nenhum comentário:

Postar um comentário