sexta-feira, 27 de abril de 2018

Porto Brasil Sul recebe aval do Ministério dos Transportes

       O Porto Brasil Sul (PBS), a ser instalado na região da Ponta do Sumidouro, município de São Francisco do Sul (Norte de SC), foi apresentado nesta semana para o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira. O ministro conheceu o projeto acompanhado do senador catarinense Paulo Bauer e destacou a importância do Porto Brasil Sul para o desenvolvimento logístico do País. “O governo federal tem interesse em incentivar investimentos desta natureza, que geram emprego e renda à população local e a todo o Brasil”, disse.
        “O Porto Brasil Sul é um projeto maduro, que entra em uma nova fase, impulsionado pelo interesse do mercado em projetos robustos de infraestrutura que farão a diferença no Brasil da próxima década”, avaliou Marcus Barbosa, diretor-presidente do Porto. Renato Pavan, diretor técnico do Porto, lembrou ao ministro a excelente localização do terminal e com calado médio de 20 metros. “É uma das melhores regiões do País para a instalação de um moderno porto de águas profundas”, destacou.
       O empreendimento solucionará o gargalo logístico das regiões Sul e Sudeste, tornando-as ainda mais competitivas nos mercados interno e externo. O PBS será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada 20 milhões de toneladas/ano. A previsão é que quando estiver totalmente em operação gere 3 mil empregos diretos.
        O projeto foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
         Mais cedo, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Mário Povias, também conheceu o projeto e indicou que está em linha “com os planos do governo federal para o setor de infraestrutura portuária”. O senador Paulo Bauer comentou que Santa Catarina comporta mais um porto, como o Porto Brasil Sul. “Investimentos como este merecem apoio em todos os níveis governamentais”, indicou.

Um comentário:

  1. Parabéns , Santa catarina desenvolvimento em incentivar este projeto a importância desta natureza .
    São francisco do sul Sc Br
    Porto Brasil sul.
    @Baldanantoniosiderlei.
    serragembaldan@terra.com.br
    Baldan.

    ResponderExcluir