quinta-feira, 19 de abril de 2018

Falta de dragagem prejudica escoamento da soja em Rio Grande

       A falta da dragagem de manutenção voltou a paralisar a saída de navios carregados com soja no Porto de Rio Grande (RS). Quatro embarcações ficaram paradas de sábado até esta quarta-feira, 18, por causa da combinação de maré baixa e assoreamento do canal de acesso ao terminal.
       Com a mudança das condições meteorológicas, foi possível que os graneleiros zarpassem. Mas a situação poderá se repetir em pleno escoamento da safra. A última dragagem no porto gaúcho ocorreu em 2013.  ideal é que seja feita a cada dois ou três anos.
       A Superintendência do Porto do Rio Grande enviou novo projeto ao Ibama, que prevê a realização da obra em etapas, na tentativa de obter a licença ambiental. A proposta foi entregue em 23 de março e prevê a retirada de 2,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
       Segundo o superintendente do Porto, Janir Branco, um técnico do Ibama emitiu parecer pela autorização. A posição é encarada como indicativo de que o órgão ambiental dará a licença. Enquanto isso, o contrato, assinado em 2015, para a obra, estaria sendo ajustado pela Secretaria Nacional de Portos para que a dragagem possa ser feita em etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário