segunda-feira, 16 de abril de 2018

Compra da OOCL pela Cosco perde fôlego com a guerra comercial entre EUA e China

       As ações da OOIL sofreram aumento de desconto desde que o acordo de compra da OOCL pela Cosco se cruzou com a ansiedade provocada pelo endurecimento das relações comerciais entre a China e os Estados Unidos. A situação resultou dos esforços da administração do presidente norte-americano Donald Trump em reduzir os investimentos chineses no seu país, arrefecendo também o entusiasmo dos investidores  pelo negócio envolvendo as duas armadoras.
       A avaliação foi divulgada em reportagem pela Alphaliner. Segundo a publicação, o preço da ação da OOIL fechou a US$ 8,25 em 10 de abril, o mais baixo desde sete de julho, quando a Cosco, juntamente com a SIPG, anunciou a oferta geral para a aquisição da OOIL por US$ 10,02 por ação. As ações acabram cotadas com desconto de 12%, em relação ao valor de oferta da Cosco.
       Os investidores estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de que o acordo possa ser bloqueado pelos organismos reguladores dos Estados Unidos. Mesmo que o acordo Cosco/OOIL já tenha passado na revisão antimonopólio Hart-Rodino, dos EUA em 23 de outubro de 2017, ainda precisa ser aprovado pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros (CFIUS), em Washington.
        De acordo com o documento de oferta OOIL, apresentado pela Cosco, o acordo deve se completar antes da data limite, mas não será chancelado se a transação não cumprir com os requisitos do órgão, ainda que esta última autorização não figurasse como uma das cinco condições prévias para a oferta da Cosco. O principal problema é o Terminal de Contêineres de Long Beach (LBCT), da OOCL, considerado como um dos ativos chave da OOIL, que ficará sob controle da Cosco, quando se completar a compra da OOIL.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário