terça-feira, 17 de abril de 2018

Ministro de Assuntos Marítimos do Panamá quer o país como membro permanente da Tokio MOU

       O ministro de Assuntos Marítimos do Panamá, Jorge Barakat Pitty, acompanhado da Equipe de Registro de Navios, visitou a sede do Memorando de Entendimento de Registro de Toquio (Tokio MOU), que mantém o país dentro de sua lista branca. O organismo, sediado na capital nipônica, iniciou suas funções em abril de 1994 e engloba 19i países da Ásia e Região do Oceano Pacífico.   
      O principal objetivo é eliminar as embarcações fora do padrão, harmonizando as regras de inspeção nos terminais de cada país signatário. O procedimento é feito por meio de um sistema estatístico de verificações na Tokyo MOU, que mantém um registro dos navios que cumprem com os mais altos índices de seguridade marítima, contabilizando as inspeções realizadas nos últimos três anos, e classificados em três grupos, denominados listas negra, cinza e branca (a mais elevada, na qual está o Panamá).
       Os panamenhos estão na lista branca há mais de dez anos e é membro cooperativo desde outubro de 2015. O país aporta financeiramente ao Centro de Informações Estatísticas (Ásia-Pacific Computarized Information System) e aspira a ser integrante permanente desta instância.
       O Panamá conta ainda com um Plano de Ação para apresentar uma proposta na próxima reunião do comitê, por meio da qual pedirá a Auditoria do Comitê Avaliador. O país tem apoio de Nova Zelândia, Singapura, China e da secretaria de Tóquio. Os panamenhos esperam que a verificação do cumprimento das normas do acordo garantirá o seu objetivo de membro permanente.
      Segundo Barakat, a visita ao Japão servirá também para manter encontros com dirigentes do Ministério de Infraestrutura e Transporte do país asiático e com representantes da Associação de Armadores Japoneses, além de outros contatos na área ofocial. Cumprirá agenda ainda na K-Line, NYK e Mitsui OSK LInes (MOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário