quarta-feira, 4 de abril de 2018

Usuport-RJ alerta Casa Civil sobre indicação para diretoria da Antaq

       A Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) enviou ofício à Casa Civil, na última segunda-feira (2), informando que acompanha com muita preocupação, por meio de veículos de comunicação, notícias de que o ex-ministro dos Transportes Mauricio Quintella (PR-AL), junto com os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Fernando Collor de Mello (PTC-AL), teria indicado Daniel Maciel de Menezes Silva ao cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
       A associação entende que, antes de nomeado, o indicado precisa ser investigado e a presidência da República precisa ser orientada para evitar mais problemas e escândalos com nomeações. O documento cita uma nota publicada no último dia 31 de março na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no jornal O Globo. O colunista noticiou que Menezes Silva foi condenado em março, junto com outros executivos e ex-executivos da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), a pagar uma indenização superior a R$ 800 mil a um funcionário da estatal.
       A Usuport-RJ lembrou que a indicação de Menezes Silva foi uma das últimas decisões de Quintella à frente do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA). A associação citou a publicação do colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, que informou que o objetivo da indicação foi inviabilizar a recondução de Adalberto Tokarski ao cargo.
       Em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF-DF) em 2017, o ex-diretor geral da agência indicou uma suposta perseguição por parte de membros do comando da agência à empresa de navegação Posidonia Shipping, principal associada da Usuport-RJ. Em março, o diretor-geral substituto da Antaq, Mario Povia, rebateu as acusações e enfatizou que a conduta dos servidores da Antaq é isenta.
       No final de fevereiro, a Usuport-RJ solicitou a recondução de Adalberto Tokarski ao cargo de diretor-geral da Antaq. Na ocasião, o documento foi encaminhado à Casa Civil e ao MTPA. “Defendemos apenas uma nomeação com lisura e tecnicidade. O melhor nome para diretor-geral da Antaq é aquele que seja honesto e competente”, ressalta a associação no ofício enviado esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário