sexta-feira, 20 de abril de 2018

Mapa negocia exportação de carne suína para o Peru


       O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou em entrevista em Campo Mourão (PR), na sede da cooperativa Coamo, ter sido comunicado de que o Peru abriu seu mercado para a carne suína brasileira. “Isto quer dizer que o Paraná poderá fazer essa exportação também”, adiantou o ministro a dirigentes de cooperativas do estado. O estado de Santa Catarina também será outro exportador potencial aos peruanos por ser área livre de aftosa sem vacinação.
        Há cerca de três meses, o Brasil recebeu uma missão do Peru para uma negociação destinada ao início das exportações de cortes suínos àquele mercado. Ainda faltam detalhes para ser formalizado o Certificado Sanitário Internacional (CSI), que viabilizará o início do embarques do produto brasileiro. Após isto será necessária a vinda ao Brasil de nova missão veterinária para habilitar as plantas que irão embarcar a carne suína.
        O ministro tem ainda a expectativa de que a Rússia reinicie as compras de carne suína, paralisadas em dezembro de 2017, sob a alegação da presença da ractopamina – não aceita pelos russos - nos cortes. No próximo dia 24, autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia se reunirão para avançar na retomada do comércio. “Deveremos ter na semana que vem o anúncio da Correia do Sul como uma possibilidade de exportação de carnes suína do Brasil. Então, temos também boas notícias”, declarou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário