domingo, 17 de fevereiro de 2019

Portugal perde posições no ranking de globalização


          O Índice de Conectividade Global (GCI, pela sua sigla em inglês) da DHL, divulgou uma análise sobre a globalização, medida pelos fluxos internacionais de comércio, capital, informação e pessoas. O estudo revelou que Portugal caiu quatro posições no ranking global, ocupando, agora, o 35º lugar. O país manteve, no entanto, o “score” de 66 pontos (em 100 possíveis).
          Em relação à profundidade (intensidade dos fluxos internacionais), Portugal também perdeu uma posição, passando do 28.º para o 29.º lugar. Mas, na análise com base na amplitude (distribuição geográfica dos fluxos) das conexões internacionais de cada país, o país subiu do 46.º para o 45.º lugar.
          A maior elevação registrada por Portugal está na avaliação referente ao pilar do comércio. Subiu 16 posições, passando do 68.º para o 52.º lugar. Ao mesmo tempo, baixou oito lugares no pilar do capital (passou de 14.º para 22.º). Se no quesito das pessoas Portugal volta a registrar uma quebra (2 posições, desce de 30.º para 32.º), no pilar da informação ganha terreno e sobe do 25.º posto para o 22.º lugar.
          Entre os países com que Portugal mais se conecta em nível global, destaque para a Espanha (20%), seguindo-se França (13%), Alemanha (9%), Brasil (7%), Reino Unido (6%), Holanda (6%), Luxemburgo (5%), EUA (4%), Angola (3%) e, finalmente, Itália (3%).
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário