Os armadores de porta-contêineres mantêm a busca
por encontrar formas de completar seus navios Megamax. É o caso do ONE. Tão
logo o MOL Triunph, de 20.170 teus de capacidade nominal, bateu novo recordo
mundial de cargas, em 10 de janeiro, a embarcação zarpou de Singapura rumo ao
Norte da Europa como parte do serviço FE2, da The Alliance com uma carga de
19.190 teus. O recorde anterior foi registrado em agosto de 2018, quando o
navio Mumbai Maersk, de 20.568 teus de capacidade, navegou de Tanjung Pelepas a
Roterdça, com 19.028 teus a bordo, informou o Alphaliner.
É
provável que estes registros se superem em um futuro próximo, na medida em que
se incorporem navios com mais de 23 mil teus. Atualmente, um total de 95
Megamaxes (barcos com mais de 18 mil teus) estão em operação e 42 unidades
deste tipo foram ordenadas à estaleiros.
Num marcado contraste com os operadores de porta-contêineres, as linhas
aéreas parecem preferir aviões menores, que são mais fáceis de completar com
carga e que permitem conexões mais diretas, ou enlaces diretos entre um hub
principal e uma pequena escala de destino. Esta tendência, entre outras,
obrigou a Airbus a anunciar que encerrará a produção do superjunbo A380 em
2021.
Os armadores, no entanto, não mostram sinais de abandonar os
porta-contêineres tipo Megamax em troca de navios menores. A pressão está começando
a se acumular com uma sobrecapacidade de oferta constituindo um desafio chave
que as companhias de navegação terão que superar. Os sinais deste estress
já aparecerão na medida em que as
empresas estão sendo obrigadas a mover alguns de seus Megamax da Rota
Ásia-Norte da Europa.
Recentemente a MSC enviou o MSC Eloane, de 19.462 teus da Costa Oeste
dos Estados Unidos como parte do serviço TP6/Pearl de 2M. A mudança permitirá
observar a primeira escala de um Megapax em um porto norte-americano. O navio,
que baterá um recorde, zarpou de Nansha em 20 de fevereiro, pegando mais cargas
em Hong Kong, Yantian, Xiamen e Uokohama, antes de chegar em Los Angeles em 13
de março, onde se espera escalará no terminal APMT Pier 400.
O
recorde anterior de um navio transpacífico foi do CMA CGM Benjamin Franklen, de
17.859 teus, que cumpriu três itinerários Ásica-USWC, entre dezembro de 2015 e
abril de 2016. Além do armador francês, a Maersk também mandou em 2018, os
navios gêmeos de 17.816 teus Eleonara Maersk e Eugen maersk, como parte de um
serviço tardio na Rota Ásia-USWC TP6/Pearl, para fazer frente a demanda extra
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