terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Companhias de navegação apostam em navios tipo Megamax


           Os armadores de porta-contêineres mantêm a busca por encontrar formas de completar seus navios Megamax. É o caso do ONE. Tão logo o MOL Triunph, de 20.170 teus de capacidade nominal, bateu novo recordo mundial de cargas, em 10 de janeiro, a embarcação zarpou de Singapura rumo ao Norte da Europa como parte do serviço FE2, da The Alliance com uma carga de 19.190 teus. O recorde anterior foi registrado em agosto de 2018, quando o navio Mumbai Maersk, de 20.568 teus de capacidade, navegou de Tanjung Pelepas a Roterdça, com 19.028 teus a bordo, informou o Alphaliner.
          É provável que estes registros se superem em um futuro próximo, na medida em que se incorporem navios com mais de 23 mil teus. Atualmente, um total de 95 Megamaxes (barcos com mais de 18 mil teus) estão em operação e 42 unidades deste tipo foram ordenadas à estaleiros.
          Num marcado contraste com os operadores de porta-contêineres, as linhas aéreas parecem preferir aviões menores, que são mais fáceis de completar com carga e que permitem conexões mais diretas, ou enlaces diretos entre um hub principal e uma pequena escala de destino. Esta tendência, entre outras, obrigou a Airbus a anunciar que encerrará a produção do superjunbo A380 em 2021.
          Os armadores, no entanto, não mostram sinais de abandonar os porta-contêineres tipo Megamax em troca de navios menores. A pressão está começando a se acumular com uma sobrecapacidade de oferta constituindo um desafio chave que as companhias de navegação terão que superar. Os sinais deste estress já  aparecerão na medida em que as empresas estão sendo obrigadas a mover alguns de seus Megamax da Rota Ásia-Norte da Europa.
          Recentemente a MSC enviou o MSC Eloane, de 19.462 teus da Costa Oeste dos Estados Unidos como parte do serviço TP6/Pearl de 2M. A mudança permitirá observar a primeira escala de um Megapax em um porto norte-americano. O navio, que baterá um recorde, zarpou de Nansha em 20 de fevereiro, pegando mais cargas em Hong Kong, Yantian, Xiamen e Uokohama, antes de chegar em Los Angeles em 13 de março, onde se espera escalará no terminal APMT Pier 400.
          O recorde anterior de um navio transpacífico foi do CMA CGM Benjamin Franklen, de 17.859 teus, que cumpriu três itinerários Ásica-USWC, entre dezembro de 2015 e abril de 2016. Além do armador francês, a Maersk também mandou em 2018, os navios gêmeos de 17.816 teus Eleonara Maersk e Eugen maersk, como parte de um serviço tardio na Rota Ásia-USWC TP6/Pearl, para fazer frente a demanda extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário