O Porto de Suape registrou em 2018 um crescimento
de 33% na exportação, somando 2,4 milhões de toneladas de cargas enviadas para
outros países, ante 1,8 milhão de toneladas no ano anterior. Os derivados de
petróleo foram as principais cargas movimentadas na navegação de longo
curso. O complexo pernambucano se manteve na liderança nacional, entre os
30 portos públicos do País, no transporte de granéis líquidos e na navegação de
cabotagem.
“O desempenho do Porto de Suape na
movimentação de cargas, em 2018, mostra o potencial que temos para crescer
ainda mais na cabotagem e nas exportações. O cenário para este ano é muito
animador. Com a devolução da autonomia e a retomada do crescimento econômico,
temos a expectativa da chegada de projetos portuários e industriais de grande
porte que vão contribuir para o aumento na movimentação de cargas e fortalecer
a economia do Estado”, avaliou Leonardo Cerquinho, presidente do Complexo
Industrial Portuário de Suape.
Das 23,4 milhões de toneladas de
cargas movimentadas em 2018 por Suape, 17,6 milhões foram de granéis líquidos
(óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, entre
outros derivados), carga que representa 75% da movimentação do porto e teve
crescimento de 0,55% em relação a 2017. O volume fez de Suape um hub port desse
tipo de carga no Norte e Nordeste.
Já os granéis sólidos tiveram
crescimento de 22%, saltando de 382,9 mil toneladas em 2017 para 465,5 mil em
2018. “Essa elevação se deve ao incremento na movimentação de trigo que
registrou uma alta de aproximadamente 25%, ou seja, 80,9 mil toneladas a mais comparando
com 2017”, destacou Cerquinho.
A cabotagem, que continua sendo a
principal navegação em Suape, teve crescimento de 3% em relação a 2017, somando
15,7 milhões de toneladas. O destaque, mais uma vez, ficou os derivados de
petróleo, que registraram 6,4 milhões de toneladas na cabotagem, seguidos pelos
óleos brutos de petróleo com 3,9 milhões de toneladas.
Impactada pela crise econômica, a
importação de cargas totalizou 7,6 milhões de toneladas, queda de 8% em relação
a 2017. A movimentação de veículos (que tem a Argentina como principal
importador) caiu 17% em 2018, somando 66.284 unidades, 13.772 a menos que
2017, quando o porto alcançou o recorde de 80.080 veículos.
Mesmo com uma queda de 1,3% nos
contêineres — foram movimentados 454,7 mil teus contra 460,7 mil teus no ano
passado, o Porto de Suape continua sendo o principal movimentador de contêineres
das regiões Norte e Nordeste. Está à frente dos portos de Salvador (BA), Pecém
(CE) e Vila do Conde (PA).
A carga geral solta, categoria na
qual se enquadram as cargas de projetos, peças para indústria, maquinários,
entre outros, registrou queda de 36,4% e fechou o ano com 249,6 mil toneladas.
No acumulado de 2018, o total de cargas movimentadas no Porto de Suape ficou
0,8% abaixo do ano anterior, com 23,6 milhões de toneladas. Ainda assim, o
porto manteve a quinta colocação entre os 30 portos públicos do país, atrás de
Santos (SP), Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS). No cenário
regional, é líder no Norte e Nordeste, com a maior movimentação de 2018 entre
todos os portos.
Tanto na importação quanto na
exportação, os destinos predominantes das movimentações foram os portos
localizados em Singapura, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Colômbia e
Tailândia. As cargas conteineirizadas importadas e exportadas somaram 1,2
milhão de toneladas.
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