terça-feira, 4 de agosto de 2020

Recuperação do setor de logística e transporte dos EUA levará de três a cinco anos, aponta pesquisa da McKinsey


          O setor de transporte e logística dos EUA está ponderando o que o futuro lhes reserva, em meio ao impacto do coronavírus (Covid-19) e caminhando para o próximo normal. A McKinsey & Company identificou uma tendência secular de longa data: a diminuição da intensidade da carga (a razão entre a tonelagem da carga e o PIB) que vem diminuindo constantemente desde 1990 neste setor e, portanto, considera como esse fator Poderia se desenvolver nos próximos anos e como afetaria a recuperação de carga e logística nos EUA.
          A pesquisa da McKinsey produziu duas perspectivas: Primeiro, a recuperação completa levará de três a cinco anos, um período difícil em que as empresas serão submetidas a testes severos. Segundo, a recuperação será diferente dependendo do modo de transporte e do tipo de ativo. Alguns produtos, como minerais não metálicos, cerâmica, argila, cimento, produtos agrícolas e alimentares e produtos farmacêuticos, provavelmente crescerão mais rapidamente e com mais robustez do que outros produtos.
          No levantamento da McKinsey realizada em junho de 2020 com executivos dos EUA, 44% disseram que era provavelmente um cenário de "recuperação global silenciosa": o coronavírus está ressurgindo, o crescimento é lento e o PIB não é se recupera totalmente até o primeiro trimestre de 2023. Nesse cenário, após a atual contração, os serviços (um amplo setor que inclui assistência médica, informações, comunicações, serviços de negócios e educação) se recuperam mais rapidamente, atingindo produção bruta pré-crise no quarto trimestre de 2022. Além disso, não se espera que a madeira, papel e têxtil se recuperem totalmente até 2024.
          A recuperação de um modo de transporte, bem como o de cada uma das transportadoras, dependerá de sua exposição a mercadorias. Na maioria dos cenários, é provável que a carga menor que o caminhão e o transporte com carga total se recuperem mais rapidamente do que outros modos, devido aos seus perfis de mix de mercadorias. Ambos os modos de transporte rodoviário transportam uma grande proporção de produtos agrícolas, alimentos e serviços de recuperação rápida e se beneficiam do crescimento do comércio eletrônico. (imagem do Porto de Nova Iorque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário