quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Porto de Cartagena lidera em número de conexões da América Latina com outros continentes


          O Porto de Cartagena, na Colômbia, liderou a lista de portos da América Latina e Caribe que constou de uma lista global de portos com maiores conexões diretas. A relação faz parte de um documento elaborado por Jan Hoffmann, Diretor de Comércio e Logística da UNCTAD e Julian Hoffmann, um analista de dados baseado em Londres.
          De acordo com o relatório, no segundo trimestre de 2020, 939 portos de contêineres no mundo receberam transporte regular. Se todos os portos tivessem serviços diretos entre si, haveria 440.391 conexões marítimas diretas de porto a porto.
          Mas, na realidade, apenas 12.748 pares de portas possuem tais conexões diretas, ou seja, 2,9% do total teórico. Para os 97,1% restantes dos pares de portos, é necessário que os contêineres sejam transbordados em portos intermediários. Para examinar as características da rede de transporte marítimo, foram utilizados os dados fornecidos à UNCTAD pelo MDS Transmodal.
          O relatório descreve a posição de uma porta na rede de transporte por 1) o grau do nó que corresponde ao número de portas com as quais a porta tem conexão direta e 2) a intermediação entre duas portas, que é a importância de uma porta para comércio entre outras portas que estão conectadas entre si por meio de transbordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário