quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Movimento de cargas nos portos brasileiros cresce 4,4% no primeiro semestre


          Segundo estatísticas da Agência Nacional de Transportes Aquáticos (ANTAQ), os portos públicos e privados do Brasil movimentaram 538 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2020, volume que representou um crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período. do ano anterior.
          Os granéis se destacam entre os tipos de cargas que apresentaram aumento, com alta de 2,2% após somar 323,5 milhões de toneladas. Já a carga líquida avançou 15,5%, com um total de 134,2 milhões de toneladas.
          Por outro lado, entre os tipos de cargas que registraram quedas estão os contêineres, com queda de 1% e 54,8 milhões de toneladas movimentadas. Da mesma forma, a carga geral solta diminuiu 6,2%, após movimentar 25,4 milhões de toneladas.
          Entre as mercadorias que apresentaram crescimento estão petróleo e seus derivados (+ 19,8%), com 123 milhões de toneladas, e soja (+ 31,4%), com 81 milhões de toneladas. O Gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra, afirmou que “o crescimento das exportações de petróleo e seus derivados (+ 76%) e das exportações de soja (+ 32%), principalmente nos portos públicos , foi o destaque no primeiro semestre de 2020. Essas duas commodities responderam por 38% de toda a movimentação portuária no período, o que teve impacto significativo na movimentação total de cargas ”. (imagem do Porto de Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário