segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Governo argentino vai criar estatal que controlará Hidrovia Paraguay-Paraná


          O Governo da Argentina criará por decreto a estatal Hidrovías Sociedad del Estado, empresa que controlará a concessão da manutenção e aprofundamento da Hidrovia Paraguai-Paraná. Segundo fontes do Ministério dos Transportes, o presidente Alberto Fernández fará o anúncio oficial dentro de alguns dias, quando apresentar o acordo federal para a hidrovia, informou o Diario Norte.
          Desta forma, o decreto concederá 51% das ações à nação e 49% às províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, Santa Fé, Corrientes, Chaco, Misiones e Formosa. As obras são executadas pela Jan de Nul que, apesar de o contrato expirar em maio de 2021, pretende-se prorrogá-lo por mais um ano. Enquanto isso, o Ministério dos Transportes avança na elaboração dos editais de licitação do futuro sistema de navegação.
          A Hidrovías Sociedad del Estado controlará a concessão das obras da hidrovia e terá capacidade para dragar, por conta própria ou de terceiros, quaisquer obras solicitadas pelas províncias. Acredita-se também que o Governo pretenda ampliar a área geográfica da concessão, passando pelo norte de Santa Fé e Chaco, e pelo Alto Paraná. Além disso, a construção do canal Magdalena será adicionada à concessão.
          O contrato hidroviário consiste na remoção anual de 33 milhões de metros cúbicos ao longo de 820 quilômetros dos rios La Plata e Paraná, por onde circulam anualmente 4.000 navios, responsáveis ​​por 60% do comércio exterior da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário