segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Antaq confirma leilão de 13 áreas portuárias até final de 2020


          A Agência Nacional de Transportes Aquáticos (ANTAQ) anunciou que pretende realizar 13 licitações portuárias até o final de 2020. Entre os portos envolvidos estão Paranaguá, Santos, Vila do Conde, Itaqui, Aratu, Itaguaí, Porto Alegre e Maceió.
          As informações foram divulgadas pelo Superintendente de Regulação e Presidente do Comitê Permanente de Licitações para Arrendamento de Portos da ANTAQ, Bruno Pinheiro, durante reunião da Secretaria Executiva do Ministério de Infraestrutura.
          Alguns processos são mais avançados, como é o caso do Porto de Santos. Em 28 de agosto, a ANTAQ realizará uma licitação para duas áreas de gerenciamento de celulose. Os investimentos para as duas áreas incluem um investimento de aproximadamente US $ 72 milhões.
          Além disso, estão previstas mais quatro propostas para janeiro de 2021. Haverá duas áreas de combustível líquido para Itaqui; um de granéis líquidos e ácido sulfúrico para Maceió; e um para farelo de soja para Macapá, com investimento de quase US $ 56 milhões.
          Outras ações da ANTAQ também foram relatadas durante a reunião. O gerente de Desenvolvimento e Estudos, José Neto, apresentou as contribuições técnicas da agência ao mandato de concessão das hidrovias.
          O Ministério da Infraestrutura (Minfra) preparará o documento que será enviado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde serão realizados os procedimentos para selecionar a empresa que realizará os estudos necessários para definir um modelo de concessão.
          Com relação à modernização de suas atividades, o Minfra foi informado de que a ANTAQ aderiu ao TaxiGov, ao Sistema Eletrônico de Processos, ao Armazém Virtual, ao Plano Estratégico Institucional e ao Portal de Protocolo Integrado. Além disso, o superintendente de administração e finanças, Joelson Miranda, destacou que quase todos os serviços da agência são digitalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário