sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prorrogado o benefício fiscal para importações terrestres do Mercosul para Santa Catarina


         O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou, dia 12, quarta-feira, a prorrogação até 7 de agosto de 2021 do benefício fiscal  para importações terrestres do Mercosul previstas no artigo 7º da Lei 17762, de 2019. Ele adiantou que o decreto deverá ser publicado nos próximos dias. A medida atendeu reivindicação de importadores e empresas de logística do Estado que alegam aumento da carga tributaria em 8% a partir de agosto deste ano, quando passou a ser concedido incentivo somente para produtos que entram pela Aduana de Dionísio Cerqueira.
         A diretoria do Sdaergs (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), considerou a decisão positiva, especialmente em meio à pandemia provocada pela Covid-19 que está dificultando a movimentação de cargas. O Sindicato, juntamente com representantes de diversas outras entidades, atuou junto às autoridades buscando uma solução que beneficiasse a todos. A quase totalidade das cargas importadas do Mercosul para o mercado catarinense passa pelas aduanas das cidades gaúchas de Uruguaiana e São Borja.
        Os importadores e operadores logísticos de Santa Catarina também entenderam que esta foi a decisão mais adequada. Na reunião com o secretário da Fazenda de SC, Paulo Eli, e o governador Moisés, explicaram que a Aduana de Dionísio Cerqueira tem infraestrutura para atender cerca de 150 caminhões por dia, enquanto o número de veículos que chega ao Estado é de mais de 700. Além disso, ressaltaram que as circunstâncias diante da crise sanitária causada pelo novo coronavírus acentua ainda mais as dificuldades. (imagem: Ponte Internacional entre Uruguaiana e Passo de Los Libres)
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário