quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Presidente chileno diz na posse de Bolsonaro que "Brasil é sócio estratégico em todos os setores"

          O presidente do Chile, Sebastian Piñera, afirmou nesta quarta-feira,1º de janeiro, durante a posse do presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, que o Brasil é um sócio estratégico em todos os setores. Piñera disse também que aguarda uma visita de Bolsonaro a seu país e que pretende acelerar com o governo do novo presidente a aprovação, pelo Congresso dos dois países, do tratado livre comércio assinado recentemente pelo Brasil.
          "Estamos buscando acordos para que o Chile possa crescer com força e para que a qualidade de vida dos chilenos possa dar um salto à frente", disse o chefe do governo chileno. O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, informou que o presidente Mauricio Macri não compareceu à posse, mas agendou uma reunião com Bolsonaro para o dia 16 deste mês.
          Segundo Faurie, o governo argentino está pronto para trabalhar com o novo presidente, inclusive nas questões envolvendo o acordo do Mercosul. “O Mercosul é um acordo que tem mais de 30 anos de vigência, e temos que reinterpretá-lo à luz dos tempos que vivemos.”, afirmou o ministro.
          O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que está trabalhando pela celebração de um acordo entre o Brasil e a União Europeia, por meio do Mercosul. De acordo com o presidente português, o acordo será importante para o Brasil projetar-se no mundo.
          “Portugal está aberto ao diálogo, à colaboração constante. Há domínios de futuro em que podemos ir mais longe, nova ciência, nova tecnologia digital e, além disso, novas formas de energia”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário