A Brado
movimentou em torno de 1,3 mil contêineres no primeiro ano da operação de importação
de fertilizantes. O projeto foi lançado em janeiro de 2018 e trouxe uma nova
solução logística para o fluxo de importação atendido pelo Porto de Paranaguá
(PR), com ganhos operacionais para o transporte de contêineres reefer
(refrigerados) destinados ao terminal de Cambé, no Norte do Paraná.
O objetivo da operação de
fertilizantes é avançar o transporte da carga conteinerizada até o terminal
multimodal de Cambé e ofertar o produto final mais próximo as regiões de
consumo, reduzindo assim a dependência do fluxo rodoviário para estes clientes.
O projeto decorre de um estudo de inteligência de mercado e de uma solução
desenhada com conjunto com os armadores Maersk, Hamburg Süd e a TCP (Terminal
de Contêineres de Paranaguá).
“Este novo desenho permitiu um fluxo
round-trip muito mais eficiente, econômico e ambientalmente sustentável para os
clientes finais, o que potencializou o crescimento de nossas operações”, afirma
Daniel Salcedo, gerente executivo da Brado. “Antes, as cargas eram manuseadas
em terminais na retroárea do Porto de Paranaguá e seguiam por rodovia. Agora,
os contêineres rodam aproximadamente 1.200 quilômetros na ferrovia entre os
fluxos de ida e volta, sempre cheios de ponta a ponta”, explica.
Planejada e executada ao longo de
todo o ano, a operação de importação de contêineres com fertilizantes tem
volumes que variam de acordo com os períodos que antecedem as safras,
principalmente as de soja, milho e algodão. Os contêineres que chegam pela
ferrovia ao terminal da Brado em Cambé são entregues e descarregados por
caminhões em armazéns localizados em um raio de até 30 quilômetros, por onde os
big bags com fertilizantes são distribuídos aos consumidores finais
(agricultores, atacadistas, varejistas e cooperativas) nos estados do Paraná,
Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Goiás. “Conseguimos otimizar os
custos e o planejamento de transporte, armazenamento e distribuição”, diz
Salcedo. “A solução trouxe benefícios para os importadores, agricultores e
todas as partes envolvidas no processo logístico”.
Conforme o terceiro prognóstico da
Safra 2019, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) em 10 de janeiro deste ano, a safra de grãos deve ter um aumento de 3,1%
em relação ao ano anterior – alavancada, principalmente, pelas altas na produção
de milho (6,9 milhões) e soja (945,6 mil toneladas). Os números positivos do
setor agrícola também impulsionam as projeções da Brado para 2019. A empresa
pretende dobrar a operação de fertilizantes, com aproximadamente 3500
contêineres movimentados. Além do trajeto entre Paranaguá e Cambé, a empresa
iniciou recentemente a importação de fertilizantes em contêineres no trecho
entre o Porto de Santos (SP) e Rondonópolis (MT), ampliando o portfólio de
serviços e soluções para este mercado de insumos agrícolas e contribuindo para
novos recordes operacionais da Companhia.
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