A feira FN Platform, que acontecerá em Las Vegas (EUA) entre os dias 5 e 7 de fevereiro, receberá uma delegação de
21 marcas brasileiras de calçados. A iniciativa é uma promoção do Brazilian
Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, destaca que o
mercado norte-americano é bastante competitivo, mas que o Brasil tem retomado
espaço nos anos recentes. “A guerra comercial travada pelo governo de Donald
Trump com a China tem feito com que os importadores de grandes grupos locais
diversifiquem seus fornecedores. Com isso, o sapato brasileiro deve ganhar
espaço”, comenta.
Segundo ela, outro fator importante de otimismo é a mudança na localização da
mostra, que agora ficará em pavilhão mais próximo a WWD Magic, feira de
vestuário que acontece paralelamente à FN Platform. “Desta forma, os compradores
que procuram um pacote completo de vestuário e calçado poderão circular mais
facilmente entre um pavilhão e outro, aumentando o fluxo de visitantes”,
projeta.
Ruísa conta que no ano passado a feira gerou - entre negócios in loco e
alinhavados - mais de US$ 4,7 milhões. Já os Estados Unidos foram o principal
destino do calçado brasileiro no exterior em 2018, inclusive registrando
incremento no último mês daquele ano, quando importou mais de 2 milhões de
pares, número 50% superior ao registro do mesmo mês de 2017. “O movimento foi
diferente nas exportações em geral, que registraram queda de 10%.
Possivelmente, esse incremento já foi reflexo da guerra comercial travada com
os chineses”, avalia a analista. No acumulado de 2018, porém, as exportações
brasileiras para os Estados Unidos caíram 5% em relação a 2017, fechando em
10,8 milhões de pares.
Na edição de fevereiro de 2018, a MAGIC Week, semana na qual acontecem diversas
feiras do segmento de moda - entre elas a FN Platform -, recebeu mais de 50 mil
visitantes, a maior parte da América do Norte, com destaque para Estados Unidos
e Canadá. “Porém, é uma feira de forte caráter internacional, que recebe marcas
e compradores de mais de 30 países”, explica Ruisa, que ressalta ainda a qualificação
dos visitantes: 50% deles são de nível de diretoria e com poder de decisão.
“Além disso, 55% dos compradores que visitam a mostra são de boutiques ou
possuem redes com até seis lojas, que buscam produtos de maior valor agregado”,
concluiu.
Participam da FN Platform as marcas Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Grendene
Kids, Boaonda, Carrano, Vicenza, Werner, Kidy, Magia Teen, Petite Jolie, Ala,
Zatz, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto,
Vizzano e Schutz.
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