Após 20
anos de espera, promessas e atrasos, a novela da dragagem do Porto de Vitória
finalmente chegou ao fim. Depois de um ano após finalizadas as obras, o acesso
de navios com maior capacidade de carga foi publicada, no dia 27 de dezembro.
Nesta quarta-feira, (2), o diretor de operações do Porto de Vitória Guilherme
Magalhães falou sobre a dragagem, em entrevista ao Bom Dia ES.
Segundo a Companhia Docas do Espírito
Santo (Codesa), as novas profundidades começaram a valer também no dia 27.
Algumas exigências foram cumpridas nas primeiras 10 manobras, que tiveram que
ser assistidas, com participação de dois práticos.
De acordo com a autoridade portuária, agora
serão realizadas mudanças de sinalização, que também foram autorizadas pela
Marinha. Algumas boias tiveram a localização alterada, mas isso não impede a
entrada de navios com maior capacidade de carga.
Os navios com maior calado já começaram a
atracar no porto. Segundo a codesa, no berço 102 do cais comercial de Vitória,
já operava ontem o navio Ikebana, de Singapura, que possui 198 metros de
comprimento e 8,8 metros de calado.
Esse berço, antes da dragagem,
recebia navios de até 7,8 metros de calado. Agora, ele pode receber embarcações
com até 9,20 metros de calado, informa a estatal. A expectativa é de que o
canal de acesso ao Porto de Vitória tenha nova profundidade de 14 metros,
conforme divulgado pela Codesa ao final das obras em 2017. Anteriormente, a
profundidade do canal era de 11,7 m, sendo que ele poderia receber navios com
calado até 10,67 m (agora deve chegar a 12,5m).
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