quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Com saída da UE, milhares de britânicos querem se tornar irlandeses


          A poucos meses da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), cidadãos britânicos procuram garantir passaportes de países que vão permanecer no bloco, entre eles a Irlanda. Com um total de mais de 183 mil pedidos, o número acumulado em 2018 atingiu novo recorde, informou o Departamento de Estado Irlandês. Quase 85 mil desses pedidos foram apresentados na Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido – 2% a mais do que no ano anterior. No restante do Reino Unido, foram 98.500 pedidos - um aumento de 22% em relação ao ano passado.
          Em 2017, o número de pedidos de cidadania irlandesa apresentados na Irlanda do Norte e no Reino Unido já havia registrado aumento de 20% em relação a 2016, o ano em que o Brexit  foi aprovado em referendo. Qualquer pessoa nascida na Irlanda ou Irlanda do Norte, ou cujos pais ou avós sejam originários da Irlanda pode solicitar um passaporte irlandês. O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, mostrou satisfação com o aumento no número de pedidos. "O passaporte irlandês é um documento valioso", disse.
          O Reino Unido deve deixar a União Europeia no final de março de 2019, segundo o resultado do referendo do Brexit em 2016. Não está claro se o parlamento em Londres ainda vai conseguir aprovar o acordo de saída negociado pela primeira-ministra Theresa May com a UE. Caso a saída ocorra sem aprovação de um acordo, existe a possibilidade de um Brexit "duro", que pode ter consequências caóticas.
          Na Alemanha, o número de britânicos naturalizados aumentou de maneira acentuada recentemente - 7.493 britânicos solicitaram um passaporte alemão em 2017, o maior número já registrado. A maioria dos solicitantes era de pessoas que fugiram para o Reino Unido durante o regime nazista. Para se naturalizar, elas contam com autorização especial para repatriamento, que consta no Artigo 116 da Lei Fundamental, a Constituição alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário