O Porto Itapoá decidiu investir em tecnologia, segurança e agilidade para suportar o crescimento previsto para o terminal nos próximos anos. Com essa premissa substituiu seu software de gestão, adotando o
conceituado sistema SAP - no Brasil, Itapoá é o primeiro porto a
utilizar a versão S4/HANA do SAP.
Em menos de 12 meses de trabalho,
o go-live do novo sistema foi dado no dia 1º de janeiro de 2019, que unificou
em uma única plataforma diversos processos que utilizavam softwares específicos. Agora, passa a operar integrado com o sistema operacional do Porto Itapoá, o
Navis/Sparcs N4, que permanece como a referência em sistema na movimentação de
contêineres. O grande diferencial do SAP é a
agilidade e segurança nas análises e produções específicas no âmbito da gestão
da empresa, como estatísticas financeiras, planejamento estratégico, estoque e
vendas.
O Porto Itapoá movimentou em 2018
cerca de 680 mil teus, um crescimento de 11% em relação ao movimento de 2017. A
perspectiva para os próximos anos, com a ampliação da área física do Terminal
de 150 mil m² para 250 mil m² em 2018, é que o Terminal tenha capacidade para
movimentar 1,2 milhões de teus. Esse patamar coloca o terminal do Norte catarinense entre as
maiores capacidades estáticas de armazenamento de contêineres do Brasil.
O presidente do Porto Itapoá,
Cássio Schreiner, afirma que “em se tratando de inovação o Porto Itapoá sempre
buscou as melhores alternativas em infraestrutura, e já saiu na frente em uma
série de outros projetos, de forma muito especial na área de tecnologia”. Ele enaltece que, para manter a
eficiência operacional do Terminal e garantir de forma sustentável o objetivo
deste crescimento previsto, o investimento em infraestrutura passa também pelo
investimento em tecnologia. “Nesse sentido, o terminal não mede esforços
para estar alinhado com as principais tendências mundiais em sistema de
gestão”, conclui.
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