O Porto Itapoá está operando desde o dia 1º de janeiro com a
plataforma tecnológica SAP S/4HANA, que leva maior agilidade, segurança e
análises preditivas às atividades do sexto maior terminal de contêineres do
Brasil. O terminal do norte catarinense prevê expansão na capacidade de
recepção de cargas de 540 mil teus este ano, chegando a 1,2 milhão teus em
2020.
As estratégias do Porto Itapoá visam a torná-lo referência em logística
marinha na América do Sul e a ampliar seus serviços para outros países do
continente. A plataforma tecnológica SAP S/4HANA faz parte dos investimentos do
complexo em inovação, alicerçando seu plano de crescimento.
A adoção do SAP S/4HANA é pioneira em
portos brasileiros e em empresas de Santa Catarina. A nova plataforma tem como
principal foco auxiliar suas operações, garantindo a segurança das transações,
assertividade na gestão e análises em tempo real, beneficiando o controle e a
produtividade do terminal. Outro aspecto positivo é a integração de todos seus
processos, conectando as atividades internas e externas de forma simples e
rápida.
A SPRO IT Solutions, de Curitiba,
empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, foi responsável
pela implantação da ferramenta. O pioneirismo também beneficia a visibilidade
do Porto Itapoá junto ao mercado, pois a tecnologia SAP é
referência mundial e reúne as melhores práticas em experiência do usuário.
“Nesse sentido, o terminal não mede esforços para estar alinhado com as principais
tendências mundiais em sistema de gestão”, afirma o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner.
O SAP S/4HANA atende as áreas de
Operações, Manutenção, Suprimentos, Financeira, Contábil, Fiscal, Planejamento
e RH. A SPRO realizou também a integração da plataforma com o principal sistema
especialista do Porto Itapoá – utilizado pela empresa para o controle de
movimentações de carga e descarga no terminal. “Consolidamos a estratégia na
nova plataforma tecnológica da SAP, levando para o Porto deItapoá o conceito de Empresas Inteligentes, possibilitando a análise em
tempo real, impulsionando a tomada de decisões além de simular impactos no
negócio.”, comemora o presidente-executivo da SPRO, Almir Meinerz.
Em sua finalidade, a ferramenta irá
atender as áreas fiscal, planejamento, controladoria, finanças, patrimônio,
manutenção, suprimento, almoxarifado e tecnologia de informação, com a SPRO
realizando a integração da plataforma com o principal sistema especialista
do Porto Itapoá, utilizado pela empresa para o controle de
movimentações de carga e descarga dentro do terminal.
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