A MSC vai
receber em 2019 uma adição de 335 mil teus à sua capacidade de transporte
global, diminuindo a diferença para a sua parceria na Aliança 2M, a líder de mercado
Maersk Line. Segundo a Alphaliner, a companhia mediterrânica é a transportadora
marítima que maior caderno de recepções tem para 2019.
Nas encomendas que serão entregues pelas
construtoras navais à MSC em 2019 (durante o segundo semestre) estão oito
ULCV’s de 23 mil teus de capacidade; a transportadora planeia ainda, para este
ano, uma série de conversões de navios de 14 mil teus, elevando a capacidade nominal
destes para os 17 mil teus.
A sua parceria, a Maersk Line, adotará
uma postura mais cautelosa no que toca à carteira de encomendas: devido aos receios
de uma possível desaceleração econômica, a companhia congelou algumas
encomendas e apenas detém, agora, seis navios para entrega em 2019, que, no
acumulado, totalizam apenas 73600 teus.
Os números das duas transportadoras
(as líderes em termos de capacidade de transporte no segmento dos contentores)
demonstram, assim, que a MSC aproximar-se-á bastante da Maersk Line e, não
fosse a recente aquisição da Hamburg Sud (que implicou a absorção de uma frota
de 650 mil teus) por parte da companhia nórdica, a MSC estaria já respirando no
pescoço da líder de mercado.
As transportadoras marítimas com os
maiores planos de expansão de capacidade para 2019 são as integrantes da Ocean
Alliance – COSCO e Evergreen, que esperam receber adições de 181.000 teus e
134.000 teus, respectivamente. «A COSCO continuará o seu crescimento implacável
em 2019, a partir da aquisição do OOCL no ano passado», lembrou a consultora
Alphaliner.
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