Os
armadores Hamburg Süd e China Navigation Company (CNCo) anunciaram nesta
terça-feira, 22, acordo para a chinesa comprar a divisão de transporte a granel
do grupo alemão. O negócio foi considerado periférico na companhia alemã, cuja
principal atividade é transporte de contêineres.
O transporte a granel da Hamburg Süd
opera a partir de Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Melbourne
(Austrália) e Rio de Janeiro. A divisão atua com frota fretada de
aproximadamente 45 navios de tamanhos diversos. O preço da transação não foi
revelado.
A princípio, o reflexo dessa venda no
atendimento ao Brasil será nenhum. Pois a intenção da CNCo, que sempre atuou
com foco no mercado asiático, é ampliar a presença em regiões onde não estava.
O negócio, que deverá ser concluído
até o fim do ano após aprovação de órgãos regulatórios, marca a saída da
Hamburg Süd do mercado de transporte a granel e está em linha com a estratégia
do armador de se concentrar no contêiner.
O grupo Hamburg Süd foi comprado pela
dinamarquesa Maersk, o maior armador de contêineres do mundo, em uma transação
anunciada em 2016 e concluída em 2017. O negócio de transporte a granel foi
junto no pacote, mas a Maersk quer concentrar esforços na principal atividade
da companhia. A Hamburg Süd - cuja marca foi mantida pela Maersk dada a
identificação cultural com o Brasil - era líder nos tráfegos marítimos que
envolvem o país, posto agora ocupado pela dinamarquesa.
O transporte a granel, cujas cargas
vão soltas no porão dos navios, envolve produtos como matérias-primas
agrícolas, minério e aço. Diferentemente do transporte de contêineres, em que
os navios fazem paradas regulares em vários portos de um mesmo país havendo
carga ou não, no transporte a granel a lógica é inversa. Cabe ao cliente
procurar o navio para transportar a sua carga de um porto a outro.
"Com esse passo, a Hamburg Süd
está se concentrando como planejado em suas duas marcas de contêineres, Hamburg
Süd e Aliança", informou em comunicado o principal executivo da Hamburg
Süd, Arnt Vespermann. Segundo ele, "como parte da Maersk, trata-se de um
'passo lógico'".
A CNCo é uma empresa já estabelecida
no transporte a granel que está crescendo no segmento. Com sede em Cingapura,
pertence à multinacional Swire, grupo com atuação diversificada em áreas que
abrangem navegação, aviação e desenvolvimento de áreas comerciais multiuso,
entre outras.
"A CNCo está entusiasmada por
ter assinado com sucesso essa aquisição", disse o diretor administrativo
da empresa, James Woodrow. "Existem algumas sinergias muito naturais entre
os negócios e estamos muito satisfeitos em adquirir uma equipe e negócios tão
experientes e de alta qualidade que complementam nossa própria frota e ajudam a
desenvolver nossa expansão."
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