quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Movimentação de carga geral cresce 71% no Porto de Montevidéu em 2018


       O Inalog (Instituto Nacional de Logistica de Uruguay) divulgou  nesta quarta-feira, 02, estatísticas apontando que de janeiro a setembro de 2018 a movimentação total de carga e descarga de produtos no Porto de Montevidéu caiu 1% na comparação com igual período do ano anterior. Contudo, a transferência de carga geral apresentou incremento de 71%. O aumento resultou das exportações de 1.286.160 toneladas de madeira em rolos contra 657.288 em 2017.
          Entre os produtos exportados no segmento madeireiro, liderou a madeira em chips, serrada e contrachapada, totalizando aumento de 70%. No período, o leite concentrado teve incremento de 59%. O malte de cevada atingiu expansão de 9% e a carne bovina congelada 6%. No sentido inverso, houve decréscimo nos embarques de arroz e soja.
          A movimentação de bens conteinerizados sofreu queda de 11%. Mesmo assim, as operações de contêineres destinadas ao comércio exterior registraram aumento de 2%. No entanto as transferências no hub Uruguay baixou 26%. A movimentação total de contêineres, somando carga e descarga, alcançou 604 mil teus.
        Nos terminais e zonas de transferências do Porto de Nueva Palmira, os embarques de carga diminuíram 35%, o que era esperado devido às condições climáticas adversas que afetaram a produção agropecuária. As cargas uruguiaias de exportação (Comex) tiveram uma queda de 45% e os bens de transbordo com origem no Urugua (hub) diminuíram 25%.
       Ao detalhar a carga de comex entre janeiro e setembro do ano passado, se nota que os fertilizantes apresentaram aumento de 121%. Os cítricos 13%. Foram registradas também operações nestes terminais de madeira, canola, carinata e outros produtos com variações percentuais menos significativas.
         Neste sentido, cabe mencionar que as cargas de celulose diminuíram 3%, devido a planta da UPM que teve paralisação em abril. As operações de soja sofreram queda de 60%, o malte de cevada 38%, o trigo 87%. Não se registraram movimentações de cimento, clinker e cevada.
         As cargas Hub nos molhes dos terminais cresceram nas operações de minério de ferro, em 489%. Arroz com 260%, pellets de soja, em 80%, farinha de soja, 19% , e outros produtos, 17%. Não ocorreu embarque de carvão. Houve queda nas cargas hub de milho, - 96%, soja -57%, coque, – 32%, fertilizantes, -23%. Não houve desembarque de cimento e clinker.
        No molhe do porto de Fray Bentos se observou um aumento de 173% nas operações de comércio exterior, devido ao crescimento nas movimentação de cevada malteada e madeira m rolos. Aconteceram igualmente operações com cevada crua e carvão a granel no acumulado de janeiro a setembro de 2018. Ao todo, a movimentação aingiu 456.791 toneladas no terminal
          O Porto de Paysandu, no Rio Uruguai, registrou crescimento de 22%, em virtude do aumento nas operações de comex de cevada matada e açúcar cru. Registraram-se também movimentação de cevada crua e rieles no acumulado de janeiro a setembro do ano passado. Foram transferidas 124 mil toneladas.
          O Porto de Colonia do Sacramento, no Rio da Prata, sofreu redução de 9% nas transferências, movimentando um total de 2.724 toneladas de produtos no período de janeiro a setembro. Dessas, 2.006 toneladas corresponderam a Comex e 718 toneladas a hub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário