sábado, 5 de novembro de 2016

Governador Geraldo Alckmim defende maiores investimentos entre a Argentina e São Paulo

         O governador Geraldo Alckmin defendeu, durante a Missão Comercial São Paulo/Argentina, maiores investimentos entre o país vizinho e o Estado de São Paulo. O encontro aconteceu em Buenos Aires e reuniu diversos empresários argentinos, que afirmaram acreditarem na retomada do crescimento brasileiro.
         “Há um otimismo muito grande, uma confiança dos empresários na retomada do crescimento econômico brasileiro. Brasil e a Argentina são 'vocações de lideranças'. Grande parte das empresas que exportam para o Brasil, exportam para São Paulo, e grande parte das empresas que exportam para a Argentina, também são de São Paulo”, comentou Alckmin.
        O governador também se reuniu com o presidente da Argentina, Maurício Macri (foto), quando discutiram as relações comerciais, os investimentos e os atuais cenários políticos do Brasil e Argentina.
Principal parceiro comercial do Brasil na América Latina, a Argentina recebe, do volume total de exportações do Brasil, cerca de 44% provenientes de operações do Estado de São Paulo, o que faz do país vizinho o segundo maior parceiro comercial do Estado de São Paulo: cerca de 55% das empresas brasileiras que exportam para a Argentina são paulistas. O Brasil importa US$10,2 bilhões em produtos argentinos, e exporta para lá US$12,8 bilhões.
         Para Alckmin, o encontro foi importante para aproximar parcerias. “É uma mão dupla, investimentos recíprocos, complementaridade econômica. Possibilidade de conquistarmos terceiros mercados”, disse, ressaltando ainda estar trazendo pequenas e médias empresas, não apenas grandes empresas.
        Parte de diversas iniciativas de aproximação entre as regiões, para Juan Quirós, presidente da Investe SP – empresa responsável por encontro – a reunião com o presidente da Argentina e a Missão Comercial atendem a determinação do governador Alckmin para o estreitamento de relações e a consequente “geração de mais empregos e incentivos as pequenas e médias empresas paulistas”.
          Alckmin se reuniu ainda com a governadora de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal, uma das figuras políticas públicas mais populares do país. Em maio deste ano, ele também recebeu o embaixador argentino Carlos Magariños, no Palácio dos Bandeirantes. O diplomata, designado pelo presidente Macri, estava acompanhado pelo cônsul-geral da Argentina em São Paulo Diego Malpede. O estreitamento das relações comerciais e o incremento de investimentos entre as regiões fizeram parte da pauta do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário