segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Porto do Pecém conclui estudos de profundidade que servirão para homologar novas instalações

         O Porto do Pecém (CE), de olho em novas linhas de conexão marítima com a Ásia, por meio da expansão do Canal do Panamá, recebe técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) para realização da batimetria no terminal portuário. O procedimento mede a profundidade dos oceanos, lagos e rios e servirá para homologar novas instalações do porto, a exemplo dos três novos berços de atracação (7, 8 e 9) de navios cargueiros ou porta-contêineres, e também revisar as instalações já existentes.
       A previsão é que a batimetria seja finalizada até a próxima sexta-feira, 18, levando mais cerca de 40 dias para a homologação, que deve ser realizada pela Marinha do Brasil e posterior revisão da Carta Náutica do Pecém. Rebeca Oliveira, diretora comercial da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), empresa ligada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) e responsável por administrar o porto, explica que já se espera que o estudo dê resultado entre 17 e 18 metros de profundidade. Isso permite com que o Porto receba navios das categorias Panamax, Post Panamax e até ULCS (Ultra Large Container Vessels).
         “Esses navios têm cerca 15 m de profundidade e chegam a ter até 16 mil teuss. Com isso, queremos ser o primeiro porto de conexão com a Ásia e o Canal do Panamá que permite isso. Queremos ser o primeiro porto a receber essa carga”, afirma, sem especificar o número de novas conexões. Hoje o Pecém ainda não recebe esses tipos de navios e os portos de Itaqui, no Maranhão, e de Macapá, no Amapá, que ficam antes do Ceará, não têm porte para essas embarcações.
          Para começar a receber cargas, um novo berço precisa da permissão de diversos órgãos, além da realização de diversos estudos. A batimetria, especificamente, determina a profundidade exata e qual o perfil dos navios que poderão atracar.
         “A execução do levantamento batimétrico é fundamental para este novo momento vivido pelo Porto do Pecem, já que poderemos, com a conclusão deste serviço, estar licenciados pela Capitania dos Portos para operarmos os novos berços de atracação em sua plena capacidade e até, possivelmente, recebermos navios de maior calado nos demais berços”, observa o diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa.
Existem, no Porto do Pecém, seis berços de atracação em pleno funcionamento: dois no primeiro píer, dois no segundo, e dois no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), que chegam até 18 metros de profundidade natural. Os três novos berços (7,8 e 9), também estão instalados no TMUT e serão voltados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).
         O Canal do Panamá inaugurou sua expansão no dia 20 de junho deste ano. As obras ficaram a cargo do consórcio formado pela espanhola Sacyr e a italiana Salini Impreglio. O investimento foi de US$ 5,4 bilhões O Brasil ainda enfrenta dificuldades para receber em seus principais portos navios de grande porte que agora passam pelo canal. No canal, construído há mais de cem anos, podiam passar navios com capacidade para no máximo seis mil contêineres. Agora, recebem os New Panamax, com capacidade para até 14 mil contêineres e precisam de profundidade de 15 metros

Nenhum comentário:

Postar um comentário