segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Grupo Wilson Sons patrocina programa de educação musical Brasil de Tuhu na Bahia



         Com o objetivo de promover ações voltadas à educação musical, o Grupo Wilson Sons patrocina o programa Brasil de Tuhu, que este mês estará em Salvador (BA) e em Ipojuca (PE). Entre as atividades desenvolvidas, estão Concertos Didáticos, com apresentações interativas do Quarteto Radamés Gnattali interpretando canções do maestro Villa-Lobos em quatro escolas da rede pública municipal de ensino, e a Vivência Musical, uma oficina de capacitação em que educadores aprendem métodos didáticos pensados para despertar a consciência musical em crianças.  As duas iniciativas são gratuitas e fazem parte da turnê do projeto, que em 2016 já passou pelos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo.
        Criado em 2009, o programa Brasil de Tuhu atua na ampliação da educação musical no país, tendo sido impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular de ensino. Em oito edições, mais de 140 escolas públicas de 36 municípios de 17 estados do Brasil já receberam o projeto, o que representa mais de 15 mil jovens beneficiados. Os alunos têm oportunidade de assistir a uma apresentação do quarteto de cordas num formato diferente, onde eles interagem com os músicos e conhecem instrumentos clássicos como o violino, a viola e o violoncelo. Brincadeiras musicais que ensinam noções de ritmo, harmonia e melodia também completam a atividade lúdica. 
        Enquanto isso, professores e profissionais interessados em educação musical poderão participar de oficinas de capacitação em Salvador. Nos encontros, objetos simples como baldes, bambolês e colheres de pau se transformam em instrumentos valiosos para despertar a percepção musical e o interesse na música como prática coletiva. As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos que podem ser aplicados em todo tipo de aula ou atividades com crianças, além de ser um espaço ideal para trocas de experiências.
         “A Wilson Sons se preocupa com o relacionamento com o público do entorno das operações dos locais onde está presente. Apostamos em projetos que privilegiam a formação técnica e profissional de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. Estamos engajados nesta agenda, que nos tem trazido resultados positivos. Apenas neste ano, até setembro, patrocinamos projetos que atenderam a mais de 3.500 crianças, em quatro estados do país. Temos muito orgulho de contribuir para a formação desses jovens e facilitar a inserção deles no mercado de trabalho", explica a gerente de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Wilson Sons, Angela Giacobbe.
         “O objetivo dos encontros é estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música, além de ajudar na transformação do atual cenário do ensino musical nas escolas Brasil afora”, defende Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali e coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu. A inspiração para as ações do programa nasceu do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos. O guia é uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor ainda nos anos 30, fruto de sua viagem pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu”, o apelido de infância do maestro, foi escolhido para compor o nome do projeto. O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário