terça-feira, 29 de novembro de 2016

Porto de Santos terá novo simulado de incêndio hoje

         O Porto de Santos, no litoral do Estado de São Paulo, será cenário de mais um simulado de incêndio na manhã desta terça-feira (29). Desta vez, o exercício vai acontecer no Terminal XXXIX (39 externo), operado pela Caramuru, no Corredor de Exportação, que fica na Ponta da Praia.
         A iniciativa surgiu por meio do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) e que reúne terminais, as prefeituras da região, o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais. Ele é acionado para o atendimento conjunto a ocorrências de emergência no complexo marítimo e em áreas adjacentes que possam causar danos a pessoas, ao patrimônio e meio ambiente.
         De acordo com a organização do simulado, por volta das 9 horas, um trabalhador portuário será o responsável pelo início do exercício, relatando um incêndio em uma das esteiras transportadoras de grãos que operam na região. O equipamento fica a uma altura de 40 metros. Em mais de um episódio, esse tipo de esteira, feito de borracha, foi o local onde começaram incêndios que afetaram terminais graneleiros agrícolas na região nos últimos anos.
         Em seguida, o trabalhador, que será interpretado por um boneco, terá um mal súbito e precisará ser removido pelas equipes de resgate. O exercício também vai simular a evacuação da instalação portuária e ainda de terminais vizinhos.
         Além das instalações de grãos, a região da Ponta da Praia conta com terminais especializados na movimentação de contêineres e carga geral – o T-33, T-35 e T-37 do Grupo Libra. Além disso, fica ao lado de um bairro residencial, com grande trânsito de moradores.
         O simulado vai contar com os equipamentos que serão usados no caso de um novo incêndio durante operações no cais santista. O exercício servirá para preparar e treinar as equipes do Porto para as situações de emergência.
         Há dois meses, um treinamento deste tipo aconteceu no pátio do Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda do complexo, em Guarujá. No episódio, foi simulado um vazamento de produto tóxico com princípio de incêndio em contêineres, seguido de explosão.
         Equipes do Corpo de Bombeiros de três cidades da região, da Codesp, de órgãos ambientais e da própria instalação, administrada pela Santos Brasil, participaram do exercício, que também contou com o apoio da embarcação de combate a incêndio Governador Fleury. A ação contou com o envolvimento de 20 órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário