quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Incidente em manobra proovoca danos no Berço 1 do Terminal da APM, em Itajaí


         O Porto de Itajaí registrou um incidente que causou danos à infraestrutura do Berço 01, nesta terça-feira, 29. O navio Monte Paschal, da Hamburg Süd, realizava manobra de atracação no terminal da Portonave. Ao fazer o giro, a embarcação colidiu o bulbo contra o berço 01 do Porto de Itajaí, operado pela APM Terminals.
         A APM Terminals informou em nota que os danos ainda estão sendo avaliados por uma equipe técnica composta de especialistas e mergulhadres, para definir se o impacto foi apenas superficial ou também estrutural. Mas, até o momento, a companhia ainda não divulgou a extensão do sinistro, argumentando que ainda é prematuro para ter uma posição definitiva, sendo necessária uma análise mais aprofundada.
        A empresa de praticagem Itajaí & Navegantes Pilots elaborou um relatório, que enviou à Autoridade Marítima, no qual descreveu o acidente: “durante o giro para a atracação do navio Monte Pascoal, o mesmo adquiriu segmento à vante e encostou o bulbo no berço da APM Terminals, mesmo utilizando máquina atrás para parar”.
         O Monte Paschoal tem 272 metros de comprimento e 40 metros de boca, com capacidade bruta para 69.132 toneladas. Apesar do incidente, as operações da APM Terminals seguem normalmente no berço 2.
O Porto de Itajaí realiza simulações periódicas de acidentes, por meio de suas equipes de emergência dos Planos de Emergência individual (PEI) e de Controle a Emergência (PCE).
        Entre os casos para os quais o porto se prepara, há situações de vazamento do óleo, incêndio, resgate de vítimas, segurança da navegação e acionamento de órgãos públicos de apoio (Polícia Militar Ambiental, Fundação do Meio Ambiente, , Coordenadoria de Trânsito, Ecosorb, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, bem como os terminais que compõem o Complexo Portuário de Itajaí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário