quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dragagem do Porto de Santos é retomada antes da data prevista pela Codesp

         A dragagem do canal de navegação do Porto de Santos foi retomada na noite de terça-feira, sete dias antes da previsão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), divulgada na semana passada. Os trabalhos foram iniciados pelo trecho 1 do canal de navegação, que fica entre a Barra e o Entreposto de Pesca, onde, por conta do maior índice de assoreamento (deposição de sedimentos), devem ser retirados mil metros cúbicos de material nas próximas quatro semanas.
         A draga Pearl River, responsável pelo serviço, chegou ao Porto de Santos no último sábado. Ontem, pela manhã, iniciou inspeções na Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e foi liberada. Os trabalhos foram iniciados à noite.
         Além dos itens de segurança, foram analisados pela Autoridade Marítima os documentos da draga e de sua tripulação. A embarcação recebeu um atestado de inscrição temporária e autorização para operação em áreas jurisdicionais brasileiras.
         Com capacidade para armazenar até 24.130 metros cúbicos de sedimentos em sua cisterna (porão), a Pearl River já atuou na dragagem do Porto de Itaguaí (RJ). Trata-se de uma draga tipo Hopper, de sucção, autotransportadora.
         Ela tem 182,2 metros de comprimento e 28 metros de largura. O edital de licitação da Codesp exigia um equipamento com capacidade de dragar 20 mil metros cúbicos de sedimentos por dia. De acordo com o diretor de Engenharia da Autoridade Portuária, Antonio de Pádua Andrade, após a dragagem do trecho 1, os trabalhos serão concentrados no trecho 4, que fica entre o Armazém 6 e a Alemoa.
         “Nessa região, há uma elevação localizada perto da BTP (Brasil Terminal Portuário). A estimativa é que, em cerca de três meses, 2,2 mil metros cúbicos de sedimentos sejam dragados ali”, explicou o executivo. O projeto da Autoridade Portuária prevê a extração de até 4,3 milhões de metros cúbicos de lama do fundo do canal no período de um ano.

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