domingo, 21 de agosto de 2016

Cargo X quer revolucionar transporte rodoviário no Brasil com aplicativo tipo Uber

         Uma tecnologia semelhante à utilizada no transporte de passageiros com o Uber promete revolucionar o transporte rodoviário de cargas no Brasil, reduzindo os custos da operação em 30%. Para acompanhar o crescimento do negócio, a empresa criadora do sistema, a CargoX, está contratando 120 pessoas para áreas operacionais e deve abrir um escritório na região do Porto de Santos.
        A transportadora – que começou a estruturar, no ano passado, o aplicativo que ficou conhecido como Uber dos Caminhões, criado por um dos ex-sócios do Uber – revela ter em sua base mais de 100 mil caminhoneiros conectados. A garantia de economia está no gerenciamento tecnológico e logística. “Sabemos que o mercado brasileiro opera com 40% de ociosidade", calcula o presidente da Cargo X, Federico Vega. 
         "O caminhão leva a carga e volta vazio. Ou, em outros casos, o motorista que vai para Santos, descarrega e fica na cidade procurando carga para voltar, o que gera um custo para ele”, explica o empresário. Com o aplicativo, é possível que o motorista venha para o Porto de Santos com carga já agendada para a volta. As empresas embarcadoras também conseguem, desta forma, compartilhar o transporte de cargas menores. “Esse sistema beneficia empresários, que têm um gasto menor, e caminhoneiros, que não ficam parados”, assegura.
         Para se cadastrar no sistema, os caminhoneiros autônomos interessados devem acessar o site www.cargox.com.br e solicitar o cadastro. Após essa etapa, recebem instruções para o envio da documentação, que deverá passar pela aprovação da equipe da transportadora. Apenas depois desta seleção, o profissional recebe um e-mail com um link para instalar o aplicativo em um smatphone, uma vez que o programa não está disponível para download livre na loja virtual Google Play.
         Assim como acontece com o transporte de passageiros, o motorista recebe avaliação dos embarcadores a cada viagem realizada. Para as empresas que precisam de mais recursos, até para emissão de notas fiscais, o sistema fica disponível numa plataforma web. E por meio do computador, também é possível acompanhar o andamento do transporte da mercadoria.
        Com crescimento de 57% ao mês, a CargoX espera ultrapassar o faturamento de R$ 48 milhões neste primeiro ano de atuação. E para acompanhar esta expansão, abriu processo seletivo para preencher 120 vagas em São Paulo. São funções nas áreas de vendas, operacional, marketing e administrativo.
        O perfil desejado é de pessoas jovens, criativas, com energia e vontade de fazer a diferença. “Valorizamos a performance da nossa equipe e acreditamos na meritocracia, onde todos podem crescer e os colaboradores mais valiosos são recompensados”, diz Vega. Para se candidatar a uma das oportunidades, o candidato deve enviar um currículo para contato@cargox.com.br, colocando no assunto do email a área em que deseja trabalhar.
        Destas vagas, ao menos cinco podem ser para trabalhar na área do Porto de Santos. A CargoX planeja ter um escritório na região. “Este, junto com o de Mato Grosso, será um dos escritórios-chave da empresa pelo volume de carga transportado”, aposta o presidente da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário