segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Bolsas asiáticas fecham em alta, exceto a de Tóquio, pressionada pelo fraco crescimento econômico do Japão

         As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira (15), lideradas pelas chinesas, em meio à expectativa para o lançamento de uma parceria operacional entre os mercados de Shenzhen e de Hong Kong.
         Na China, o Shenzhen Composto, que reúne empresas de menor valor de mercado, saltou 2,5% hoje, a 2.023,24 pontos. Na sexta-feira, a comissão chinesa de valores mobiliários anunciou que criou uma equipe de trabalho para preparar o lançamento de uma conexão entre as bolsas de Shenzhen e de Hong Kong ainda este ano.
         O Xangai Composto, que é o principal índice acionário chinês, subiu 2,4%, a 3.125,20 pontos. O mercado de Xangai já possui uma parceria semelhante com o de Hong Kong.
         Em outras partes da Ásia, o Hang Seng avançou 0,73% em Hong Kong, a 22.932,51 pontos, enquanto o filipino PSEi teve alta marginal de 0,05% em Manila, a 7.960,17 pontos, e o Taiex ficou praticamente estável, a 9.148,51 pontos.
         Em Seul, não houve negócios nesta segunda devido a um feriado na Coreia do Sul. A exceção na região asiática foi a Bolsa de Tóquio (imagem da capital do Japão), que foi pressionada pela valorização do iene ante o dólar durante a madrugada e por dados fracos de crescimento econômico do Japão. O Nikkei caiu 0,30%, terminando o pregão a 16.869,56 pontos.
         O Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu a uma taxa anualizada de 0,2% no trimestre até junho, segundo dado oficiais divulgados ontem à noite. O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas, que previam expansão de 0,7% no período.
         Na Oceania, a bolsa australiana teve leve alta de 0,2% no S&P/ASX 200, a 5.540,00 pontos, impulsionada pelo avanço de ações de grandes bancos, que compensou o fraco desempenho dos papéis de mineradoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário