sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Bolsa de Tóquio fecha em alta impulsionada pelo preço valorizado do petróleo

         A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira, impulsionada por ações ligadas ao petróleo, cujos preços acumulam ganhos de mais de 20% desde o início de agosto. O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,36%, encerrando o dia a 16.545,82, pontos.
        Na quinta-feira, o petróleo avançou entre 2% e 3%, em sua sexta sessão consecutiva de alta, em meio a rumores sobre um possível acordo para congelar a produção da commodity. Os destaques de alta em Tóquio incluíram a empresa de trading Mitsui & Co (+3,7%), a Mitsubishi Corp. (+3,6%) e a petrolífera Inpex (+4,9%). No entanto, incertezas sobre a perspectiva de novos aumentos de juros nos EUA continuaram a pesar no mercado japonês de forma geral.
         Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) demonstrou cautela sobre a hipótese de voltar a elevar juros. Com isso, o iene tende a se fortalecer em relação ao dólar, o que costuma ser negativo para ações de exportadoras japonesas. Apesar da alta de hoje, o Nikkei acumulou desvalorização de 2,21% ao longo da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário