domingo, 28 de agosto de 2016

Blairo Maggi discute com ministro da Agricultura do Uruguai limite à importação de produtos lácteos do país vizinho

         O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, discutiu neste domingo (28) com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabare Aguerre, medidas para estabelecer limite à importação de produtos lácteos pelo Brasil. 
A ideia é dar seguimento a tratativas pela fixação de cotas, assim como já é realizado com a Argentina. O pedido foi encabeçado pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) durante audiência neste sábado (27), durante a 39ª Expointer, em Esteio.
         O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, entregou ofício ao ministro relatando as dificuldades impostas pela concorrência do leite uruguaio ao mercado gaúcho. Só nos primeiros sete meses de 2016, o Brasil importou 101,8 milhões de quilos de produtos lácteos contra 38,68 milhões de quilos no mesmo período de 2015. O resultado da balança comercial (importação menos exportações) representa um total de 92 dias de produção do RS. Em 2015, eram apenas 44 dias.
         Maggi admitiu que há um problema a ser enfrentado e pediu sugestões. No documento entregue pelo Sindilat, foram repassados diversos dados que fundamentam a necessidade de um tratamento diferenciado à produção de laticínios do sul do Brasil. O Sindilat quer o uso de um gatilho a ser acionado quando os preços caírem abaixo do valor de mercado. No Estado, mais de 100 mil famílias atuam na atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário