domingo, 21 de fevereiro de 2016

Presidente da Comissão de Valores Mobiliários da China é substituído depois de turbulência no mercado acionário do país

         O presidente da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CRSC, na sigla em inglês), Xiao Gang, depois de meses de turbulência no mercado acionário chinês, vai abandonar o seu cargo, informou neste sábado (20) a agência estatal de notícias Xinhua. Jurista com décadas de experiência no mercado financeiro, Xinhua Xio, deverá ser substituído por Liu Shiyu, presidente do Banco Agrícola da China, disse a agência.
         A substituição de Xiao ocorre depois de meses de críticas à sua gestão. Ele, que se tornou presidente da comissão há quase três anos, era criticado por operadores do mercado financeiro por adotar medidas que contribuíram para aumentar a volatilidade das bolsas chinesas.
         Mais recentemente, Xiao vinha defendendo o uso do "circuit breaker", um mecanismo que para automaticamente a negociação quando os índices de referência caem bruscamente, com o objetivo de dar aos mercados um período de reflexão. Adotado no início do ano, este instrumento, em vez de controlar os mercados, contribuiu para conduzir as bolsas de Xangai e Shenzhen à melancolia das bolsas globais.
         Após ser nomeado como presidente, em março de 2013, Xiao procurou melhorar a transparência, tanto nos mercados quanto na comissão de valores mobiliários. A agência começou a realizar conferências de imprensa semanais. Ele também buscar reformar o complicado sistema para as empresas serem listadas em bolsas, tentando dar à comissão uma roupagem mais ocidental.
         Sob sua supervisão, os mercados de Xangai e Shenzhen, que tinham sido em grande parte apáticos durante a última década, começaram a subir em meados de 2014 e, em seguida, dispararam, alimentadas em parte por investidores que negociavam sobre fundos de empréstimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário