terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Autoridades da USCG não aceitarão atrasos na adoção das novas regras de aferimento de pesos de contêineres

         Autoridades da USCG (United States Coast Guard) garantiram durante audiência realizada no último final da semana, em Washington, D.C., que o setor marítimo deverá estar pronto para atender às exigências da IMO (International Maritime Organization) de verificação da massa bruta de cargas, programada para 1 de julho.
          A mensagem foi clara: não esperem atrasos na implementação das novas regras de aferimento de pesos de contêineres, e tampouco planejem recorrer à Guarda Costeira para aplicar as novas regras junto aos embarcadores.
          Durante o encontro, o contra-almirante Paul Thomas esclareceu que a legislação mundial se aplica ao carregamento de navios e que a Guarda Costeira não assumirá o papel de intermediário para garantir que os embarcadores estejam cumprindo as novas determinações.
          A interação deverá acontecer estritamente dentro das relações comerciais entre o transportador marítimo, seus clientes e os operadores de terminais, disse o oficial.
          De acordo com as determinações da IMO, em sua convenção para segurança SOLAS, a partir de 01 de julho, será exigido do embarcador que providencie um certificado de verificação da massa bruta, o VGM (verified gross mass) de cada contêiner carregado, antes do embarque.
          Grupos de diferentes setores sugeriram que data da implementação deveria ser prorrogada porque a indústria Americana não estaria preparada, destacando que os embarcadores e seus fornecedores ainda não foram completamente informados, ou não ajustaram equipamentos de pesagem voltados para o embarque.
          A posição da USCG, no entanto, foi de que prorrogar a implementação estaria “fora de cogitação”, assim como a autoridade não pretende adotar ou publicar margens de erro aceitáveis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário