quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Porto de Suape implanta Sistema de Identificação Automática que monitora em tempo real os navios no complexo

         O Porto de Suape implantou o AIS (Sistema de Identificação Automática) que monitora em tempo real os navios mercantes que trafegam pelo complexo. O equipamento identifica o nome da embarcação, registra a velocidade, a localização, a rota percorrida anteriormente além de identificar os navios que estão em área de fundeio.
         O objetivo ao implantar o sistema, conforme o complexo pernambucano, foi investir na eficiência do planejamento de navegação, “já que melhora a previsão de chegada dos navios e ajuda a reduzir o tempo de espera e de atracação dessas embarcações”.
         Com o sistema é possível fornecer todos os dados por uma antena da frequência VHF e repassa-los para um decodificador instalado num computador com internet instalado na Torre de Controle do Porto. A antena detecta as embarcações que estão num raio de 40 Km e repassa a informação para o decodificador, que por sua vez transmite a informação para o site Marine Traffic (www.marinetraffic.com/en/ais/details/ports/2753).
         Por ele, é possível monitorar algumas informações das embarcações que estão nas proximidades, como explica Paulo Coimbra, diretor de Gestão Portuária de Suape. “A visualização que o sistema oferece é um grande benefício. Supondo que o terminal está se preparando para receber o navio, a qualquer momento ele sabe onde essa embarcação está, inclusive, fica sabendo se ela vai atrasar para chegar. Assim, o terminal pode agilizar os processos de operação. Isso é vital para a logística e se reverte em economia de tempo e dinheiro”, destaca.
         O complexo portuário recebe, mensalmente, cerca de 130 navios, tendo fechado o ano passado com o recebimento de 1.538 embarcações. Em 2015, Suape se destacou como líder na movimentação de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, etc.) com 14,24 milhões de toneladas de cargas movimentadas.
         De acordo com dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Suape se superou em comparação aos 37 portos públicos do país, ficando à frente do Porto de Santos, que contabilizou 11,02 milhões de toneladas destes produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário