quinta-feira, 18 de maio de 2017

Viagem do presidente da República a Recife para devolver atonomia de Suape ao governo estadual pode ser adiada por causa do escândalo político

         O presidente Michel Temer viajaria ao Recife nesta sexta-feira, 19, para devolver oficialmente a autonomia do Porto de Suape ao Governo de Pernambuco. Contudo, o escândalo político provocado pela denúncia do empresário Joesley Batista, do grupo JBS, que teria apresentado uma gravação em que o presidente supostamente aparece autorizando o pagamento de propina ao ex-deputado Eduardo Cunha (atualmente preso) para que não revelasse informações graves sobre membros do governo à Operação Lava-jato, torna a viagem improvável.
        O governo pernambucano aguarda com ansiedade a transferência da autonomia. Com ela, o Estado poderá fazer a gestão plena do porto, o que permite, por exemplo, a licitação dos terminais, entre outras medidas necessárias para o desenvolvimento do Complexo Portuário e Industrial de Suape.
        A devolução seria mais um gesto de Temer em busca de apoio à reforma da Previdência. Com a medida, o presidente da República espera contar com empenho do atual governador pernambucano, Paulo Câmara (PSB), para reverter a decisão da direção nacional do PSB de fechar questão contra a proposta. MP permite que Estados, municípios e DF parcelem dívida de R$ 90 bi com o INSS
       O governador de Pernambuco, que já defendeu publicamente as reformas trabalhista e da Previdência, é próximo do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O dirigente partidário lidera movimento dentro do partido que defende independência da legenda em relação ao governo Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário