quinta-feira, 11 de maio de 2017

Armadores chilenos criticam proposta do governo de abrir a cabotagem para navios de bandeira estrangeira

          O gerente geral da Ana (Associação Nacional de Armadores do Chile), Ricardo Tejada, manifestou preocupação com a possibilidade de o governo do país liberar o transporte de cabotagem para navios de bandeira estrangeira ao longo da costa chilena. O assunto foi levantado em artigo publicado recentemente pela publicação especializada Mundo Marítimo, denominado: "cabotagem, bom ou mal para os negócios?". O executivo afirmou que os armadores nacionais consideram a eventual abertura "uma decisão errada para o comércio exterior chileno".
            Segundo Tejada, o tema da cabotagem no Chile tem sido tema recorrente nos últimos anos. "Várias vezes foram examinadas formas de implanatr uma abertura", revelou. A possibilidade mais forte, disse ele, surgiu durante o governo do ex-presidente Sebastian Pinera. "A proposta era de uma abertura unilateral, que acabou sendo rechaçada pela Câmara de Deputados", relatou.
             O executivo lembrou que a proposta foi derrotada no congresso porque gerava uma competência desleal das companhias chilenas com as empresas de navegação estrangeiras. O tema voltou a ser discutido, contou Tejada, entre representantes do governo e dos armadores. Mas não apareceram ideias que melhorassem o projeto. "Desta forma, o assunto não evoluiu", adiantou o gerente da Ana.
        O governo, contudo, voltou a discutir a possibilidade de abertura da cabotagem no ano passado. "Houve pressão das transportadoras marítimas internacionais, que seriam as grandes beneficiadas. Nós, entendemos, no entanto, que não é o momento de mudar as regras da cabotagem no país", defendeu Tejada. (imagem: Porto de Valparaíso, o mais importante do Chile)
           .     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário