segunda-feira, 15 de maio de 2017

Exportações de caminhões crescem 43% de janeiro a abril, na comparação com igual período do ano passado

         As exportações brasileiras de caminhões aumentaram 43,3% de janeiro a abril deste ano, alcançando 8.313 unidades, na comparação com igual período de 2016. Mas as vendas internas caíram 24,1%, somando 13,1 mil veículos no mesmo comparativo. O desempenho do setor ajudou a minorar o impacto com a queda da produção e vendas externas de automóveis e utilitários, cujas fábricas estão operando com apenas 20% da capacidade.
         "Pelo menos o telefone voltou a tocar e estamos recebendo novas consultas", desabafou o diretor da Mercedes Benz e vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), Carlos de Moraes. A entidade previu que, somando caminhões e ônibus, deverão ser vendidos até dezembro 65,6 mil caminhões e ônibus, pouco acima dos 61,7 mil registrados no ano passado.
         Na produção, é esperada alta de 26%, para 100 mil veículos, dos quais 34,4 mil devem ser exportados. A Argentina ficará com pelo menos metade das unidades para atender a demanda de sua economia, que deve crescer 3% neste ano.
         "Será uma retomada moderada", calculou Moraes. Entre os fatores que devem ajudar a reverter a queda atual, ele citou a volta do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e a aprovação das reformas da Previdência e trabalhista, as duas apoiadas pela Anfavea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário