sexta-feira, 19 de maio de 2017

Cortes espanholas aprovam liberalização do trabalho portuário, seguindo normas da União Europeia

       As Cortes da Espanha, por 174 votos a favor, 165 contra e oito abstenções, aprovaram o Decreto sobre a liberalização do trabalho portuário, conforme determinam os regulamentos da União Europeia, nesta quinta-feira, 18. Para este resultado foi importante a alteração ao projeto definido em março em relação à carga e descarga de veículos de forma permitindo ao Governo poder contar agora com o apoio tácito dos catalães do PDeCAT, grupo de tendência separatista cujos oito deputados se abstiveram na votação.
       Como referiu o Ministro Iñigo da la Serra, "não podemos ser europeístas para umas coisas e para outras não. Somos um país sério e não teríamos autoridade para pedir a uma comunidade, ou a um cidadão, o cumprimento de uma sentença se nós não próprios não o fizéssemos também".
       O descumprimento dos regulamentos europeus no que respeita à liberalização do trabalho portuário tem custado à Espanha vultuosas multas diária. Entretanto, os sindicatos de estivadores já convocaram uma greve para ser levada a efeito a partir do próxima dia 24, em dias alternados.
       Em relação, no entanto, a alguns aspectos, entre os quais a questão da garantia de manutenção de trabalho dos atuais cerca de 6 500 trabalhadores do setor, a respectiva regulamentação ainda se encontra dependente de subsequentes negociações entre o Governo, entidades patronais e os sindicatos. Mas a Anesco, a Associação de Portos Espanhóis, alerta para o abrandamento do trabalho realizado pelos estivadores, avaliando-se mesmo uma quebra de produtividade nos terminais da APM do Porto de Barcelona  (foto), na casa dos 40%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário