segunda-feira, 22 de maio de 2017

Conclusão da Ferrovia Transnordestina é fundamental para ampliar comércio com a UE via Porto de Suape

       O Porto de Suape foi considerado estratégico na ampliação das relações comerciais e na atração de investimentos pela comissão de embaixadores da União Europeia, que visitam Pernambuco nesta semana. Mas, para que o complexo portuário cumpra o papel estratégico, é preciso que a ferrovia Transnordestina seja concluída.
        A afirmação é do embaixador do bloco João Gomes Cravinho, que nesta sexta-feira falou com a imprensa em nome do grupo. Segundo Cravinho, o porto pernambucano tem duas vantagens: fica perto do ponto mais próximo da Europa e tem capacidade de expansão, enquanto os outros principais portos brasileiros já “estão cheios”.
      Sonora: “Eu acredito que um investimento fundamental que está acontecendo é a ferrovia Transnordestina. Outros investimentos infraestruturantes de Pernambuco também vão ajudar aqui que o porto esteja mais ligado aos centros de produção num momento em que prevemos um aumento do comércio”.
        A previsão de aumento do comércio vem da expectativa de acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, uma negociação que já dura vários anos. O embaixador afirmou que o objetivo é concluir as negociações até o fim de 2017. A Transnordestina, que começou a ser construída em 2006, está com as obras paralisadas. Com cerca de 2 mil 300 quilômetros, a ferrovia passa pelo Piauí, Ceará e Pernambuco.
       A falta de repasse de recursos federais atrasou as obras. No início do ano o Tribunal de Contas da União determinou a suspensão de verbas federais para a construção da ferrovia.
       A comissão europeia também se interessou pela exportação de frutas cultivadas da região irrigada do São Francisco e considerou que os setores industrializantes são atrativos em Pernambuco pela posição central em relação ao resto do Nordeste. Parcerias na área de pesquisa também atraíram o grupo, segundo o embaixador João Cravinho.
       Ainda nesta sexta-feira, a comissão da União Europeia jantou com o senador pernambucano Armando Monteiro, ocasião em que os representantes europeus procuraram entender melhor a atual situação política do país, conforme relatou o embaixador João Cravinho. Ele considerou precipitado dar opinião a respeito das denúncias ocorridas nos últimos dias contra o presidente Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário