segunda-feira, 22 de maio de 2017

México deve importar volume recorde de milho do Brasil este ano graças a acordos com fornecedores

         O México espera importar um volume recorde de milho do Brasil neste ano após compradores terem garantido preços mais baixos em acordos com fornecedores durante recente visita à América do Sul, no momento em que se aproximam das negociações do Nafta, revelou uma autoridade do governo mexicano.
         Alejandro Vázquez, funcionário do governo que integrou a delegação mexicana que visitou o Brasil e a Argentina na semana passada, disse que companhias mexicanas negociaram diretamente com fornecedores, evitando intermediárias como as tradings Louis Dreyfus e a Cargill.
         "Se os preços se tornarem mais atrativos, eles podem importar ainda mais", avaliou Vázquez, acrescentando que acordos maiores poderiam reduzir ainda mais as margens.
         "E em algumas regiões do Brasil, o milho é inclusive mais barato do que nos Estados Unidos" para o México, acrescentou o funcionário, diretor-chefe da Aserca, uma agência do Ministério da Agricultura que promove produtos mexicanos.
         O Brasil deverá ter uma safra recorde de milho neste ano acima de 90 milhões de toneladas.
       Custos mais altos e fretes mais longos limitaram no passado as importações mexicanas da América do Sul. Antes da recente viagem, o milho do Brasil custava para o México 15 dólares por tonelada a mais do que o milho dos EUA.
          Mas companhias mexicanas firmaram acordos no Brasil para dois embarques de 30 mil toneladas cada para entrega em agosto, que ficaram apenas de 3 a 5 dólares mais caros, parte de um total de 300 mil toneladas que planejam importar entre agosto e outubro, a preços praticamente iguais, disse Vázquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário