sexta-feira, 5 de maio de 2017

Ptoblema em esteira de terminal provoca nuvem de grãos no Porto de Santos

         Uma nuvem de grãos se formou nas proximidades do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após uma esteira de transporte de um terminal apresentar problemas. Após o ocorrido, a Autoridade Portuária pediu explicações à empresa e disse que levará o caso à Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).
         O flagrante foi feito pelo motorista Fernando Lourenço, de 28 anos, na terça-feira (2). "Estava a caminho do trabalho quando aconteceu. (Os grãos) tomaram conta da Avenida Mário Covas, prejudicando a visibilidade", disse. Segundo ele, a quantidade partículas no ar também ocasionou dificuldade na respiração.
         Segundo Lourenço, a foto foi tirada por volta das 13 horas, no bairro da Ponta da Praia. Entretanto, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do cais santista, afirma ter sido notificada por volta das 17h30. Pelas câmeras, foi verificado que não havia mais dispersão de grãos.
         A Codesp informou que a Gerência de Meio Ambiente (Gemam) enviou uma equipe ao local no início da noite. Os técnicos constataram que a dispersão já tinha terminado. "Contudo, era possível observar a existência de partículas em suspensão, mesmo não se verificando evidências de acúmulo de partículas no piso", pontuou, em nota.
         A ocorrência gerou um auto de inspeção, que obriga a empresa causadora a apresentar um relatório sobre o que ocorreu. O documento, assim que recebido pela estatal, será enviado para a Antaq, que poderá aplicar alguma sanção ao terminal, já que a qualidade do ar na região foi prejudicada pela dispersão de farelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário