terça-feira, 30 de maio de 2017

Relatório da Abeam aponta estabilidade na frota de apoio marítimo no Brasil

         A frota de apoio marítimo em águas brasileiras totalizava 386 embarcações ao final de abril, ante 387 em março. Do total de abril, 81% (311 unidades) são barcos de bandeira brasileira e 19% (75 embarcações) de bandeira estrangeira. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), foram desmobilizadas 91 embarcações de bandeira estrangeira e acrescentadas 53 de bandeira brasileira em relação ao cenário vivenciado em abril de 2015.
       Com 190 embarcações, os PSVs (embarcações para transporte de suprimentos) e OSRVs (combate a derramamento de óleo) representavam 49% da frota total de apoio marítimo em abril, enquanto 18% eram LHs (manuseio de linhas e amarração) e SVs (minissupridores às plataformas de petróleo), somando 70 barcos. Outros 13% referem-se a 52 ATHS (manuseio de âncoras). Crew boats (transporte de tripulantes para plataformas) e FSVs (supridores de cargas rápidas) somavam 26 unidades, o equivalente a 7% do total.
       Entre os armadores com mais embarcações listadas, considerando barcos de bandeira nacional e estrangeiras, estão: Bram/Alfanave (55 embarcações), CBO/Oceana (27), Starnav (24), DOF/Norskan (20), Tranship (20) e Wilson Sons Ultratug (22). Na pesquisa deste mês as embarcações da empresa BSCO não constavam mais no site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de acordo com a Abeam. No relatório mensal, a associação informa que foram feitas tentativas de contato com a empresa sem sucesso e que as embarcações foram mantidas no relatório até melhor apuração.
         O levantamento da Abeam aponta ainda que 21 embarcações, originalmente de bandeira estrangeira, tiveram suas bandeiras trocadas para bandeira brasileira. Das 386 embarcações listadas em abril, 355 são de empresas filiadas à associação, sendo 284 de bandeira nacional e 71 de bandeira estrangeira. Entre as não associadas, 27 são de bandeira nacional e quatro estrangeiras. A Abeam ressalta que a mensuração da frota neste relatório inclui embarcações que podem ou não estar amparadas por contratos, que podem estar no mercado spot, em manutenção ou eventualmente fora de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário