domingo, 28 de maio de 2017

Exportadores da Bolívia querem utilizar portos do Atlântico como alternativa aos terminais chilenos

         O presidente da Cámara Departamental de Exportadores y Logistica (Cadex) de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Oswaldo Barriga, sugeriu a utilização de portos do Oceano Atlântico, como alternativa de escoamento dos produtos do país. A medida visa, entre outras questões, enfrentar o risco de paralisação dos trabalhadores aduaneiros dos terminais chilenos, que prejudica as exportações da Bolívia.
          "Precisamos olhar para o Atlântico e construir uma opção que há longo prazo resolverá os problemas recorrentes que acontecem nos portos chilenos", afirmou Barriga. Segundo ele, é possível usar o canal Tamengo para chegar a laguna Cáceres, perto de Puerto Suárez e Corumbá (Brasil), às margens do rio Paraguai, e alcançar os portos de Rosário, na Argentina, e Montevidéo (foto), no Uruguai.
         O dirigente disse que essa rota seria adequada especialmente para operações de cargas de granéis. Barriga explicou que os produtos que saem a partir de Santa Cruz correm risco constante de sofrer avarias, porque percorrem uma distância grande e subir alturas de mais de quatro mil metros, com condições climáticas difíceis. A alternativa via Atlântico permitirá um ganho importante e abrirá novas perspectivas de mercado, acrescentou.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário