quinta-feira, 18 de maio de 2017

Denúncia do dono do JBS contra Michel Temer gera expectativa de fortes perdas na Bolsa e alta expressiva do dólar

         A expectativa do mercado é de fortes perdas na Bolsa e alta expressiva do dólar, risco Brasil e também dos juros futuros, levando o mercado a rever suas projeções de um corte mais agressivo da Selic na reunião do Copom no fim deste mês. O dólar à vista abriu no limite de alta, aos R$ 3,3137 (+5,73%).
        No pré-mercado em Nova York, a maior carteira de fundos do Brasil caía mais de 13% nesta manhã e os American Depositary Receipts (ADRs) de empresas brasileiras também operavam em forte baixa, com os papéis da Petrobras em queda de 14,6%, os do Itaú Unibanco caíam 12,4% e os da Vale recuavam 8,9% um pouco mais cedo. No Japão, o mais popular fundo de índice de ações do Brasil, o Next Funds Ibovespa Linked ETF, fechou em queda de 7,54%. 
         A forte queda de ativos brasileiros negociados no exterior já dá uma ideia da tormenta que guiará os mercados após o executivo Joesley Batista, do Grupo JBS, ter revelado ontem à noite conversas gravadas em que o presidente Michel Temer dá aval para a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segundo informação do jornal O Globo confirmada pelo Estado. "Tem que manter isso, viu?", disse Temer sobre mesada milionária a Cunha. 
         Para Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, a expectativa é de uma destruição muito grande de riquezas nos próximos dias, e há um grande risco de investidores estrangeiros deixarem o País para não voltar tão cedo. “O mercado vinha apostando numa melhora de cenário aliada à expectativa de que a reforma da Previdência seria aprovada, mas agora não há mais espaço para isso”, disse. “Tudo o que conseguimos nesse um ano de governo Temer está sendo perdido,”lamentou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário