terça-feira, 30 de maio de 2017

Governo gaúcho renova concessão de incentivos à indústria calçadista


         O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Satori, e o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, assinaram, nesta segunda-feira (29), o decreto Nº 53.551, que renova a concessão de créditos presumidos de ICMS nas vendas interestaduais de calçados. De acordo com a iniciativa, que vigorará  de 1º de junho de 2017 a 31 de maio de 2018, o crédito presumido seguirá sendo de 8,5% sobre o imposto devido ao Estado destino do calçado.
         Na oportunidade, Sartori ressaltou a importância do setor calçadista para a economia gaúcha, o que motivou o governo estadual ao esforço para incentivar a geração de empregos neste momento delicado da economia nacional. Feltes, por sua vez, acrescentou que o setor calçadista tem “uma resposta rápida” frente às crises econômicas e que o incentivo deve apressar essa recuperação.
         O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Rosnei da Silva, destacou que o incentivo é uma sinalização importante, de apoio do governo estadual ao segmento. “Entendemos que o Estado está em uma situação limite, por isso nos cabe agradecer a recepção e o entendimento da importância dessa medida para melhorar as condições de competitividade do setor”, disse. O presidente-executivo da entidade, Heitor Klein, destacou que a medida diminui o peso do tributo sobre a indústria e que facilitará a competição com os demais estados brasileiros, que praticam as mais variadas alíquotas.
          O setor calçadista do Rio Grande do Sul possui mais de três mil indústrias de calçados dos mais variados portes que empregam, diretamente, mais de 100 mil trabalhadores, cerca de 1/3 da mão de obra da atividade no País. Além de representantes do governo estadual e lideranças da Abicalçados, participaram da cerimônia o diretor de Relações Institucionais da Associação Comercial e Indústria de Novo Hamburgo. Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), Marco Aurélio Kirsch, representantes de sindicatos da Indústria do Estado e deputados estaduais. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário